Meça sua Pressão 2018

Ana Maria Braga é a Embaixadora da campanha
09/04/2018 09h12

Sergio Zales / divulgação assessoria

Meta é alertar os cidadãos sobre os riscos de não controlar a pressão



Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e para alertar a população dos riscos da pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) inicia a campanha Meça sua Pressão. Nesta edição de 2018, a Embaixadora oficial é a apresentadora Ana Maria Braga, do Mais Você da Rede Globo.

“Esse alerta é de vital importância”, pontua a estrela global. “A hipertensão é uma doença silenciosa e que mata. Precisamos alertar a população para ter mais atenção à sua alimentação e conhecer os graves riscos que a pressão alta pode causar.”

A campanha visa informar e orientar sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial.

“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.

Fatores de risco

Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.

“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, ressalta Grazia.
Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. “O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui. 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Assine e receba em seu email as principais informações da semana.